JINGLES COMERCIAIS
Jingles Comerciais Alto Nível!
O jingle publicitário (jingle comercial) é criado para cativar o público. Geralmente tem letras e melodias simples para que sejam facilmente memorizadas e inconscientemente recordadas por quem as ouve. Os jingles são geralmente curtos, quando muito, chega a um minuto de duração.
Jingle também é o ato de fazer algo tilintar ou soar. Por exemplo, o tilintar das chaves seria dito em inglês jingle of keys. Esse tilintar muitas vezes é o som que resulta do choque entre dois metais. O jingle é frequentemente descrito como o som de sinos, como está descrito na famosa música natalícia conhecida como Jingle Bells.
Jingle é uma palavra inglesa.
O termo surgiu em torno de 1920 nos Estados Unidos. Na época, os publicitários iniciaram o uso da música para promover os anúncios.
Em 1926, o jingle comercial surgiu em Minneapolis, Minnesota, graças a um jingle feito para a fábrica General Mills (uma das empresas líderes do setor de alimentos hoje em dia). A popularidade do jingle, nessa época, cresceu consideravelmente e ajudou o fabricante a ter as vendas disparadas.
O significado de Jingle refere-se a uma mensagem publicitária que é feita em forma de música. O objetivo do jingle é promover uma marca ou um produto através de publicidades em rádios e televisão nacionais. É uma forma de marketing e publicidade e propaganda.
Normalmente, um jingle publicitário é de curta duração (se estendendo entre 15 a 30 segundos – alguns alcançam até um minuto), pois pretende-se que ele seja memorizado e lembrado facilmente por quem o está ouvindo.
Um jingle deve também estar atrelado a uma boa história, e não somente a música.
A publicidade em jingles é utilizada também por empresários e até mesmo políticos (jingles políticos), que procuram ser reconhecimentos pelos eleitores.
No Brasil, o jingle é muito conhecido por “vinheta”.
Jingle também pode ser o ato de fazer algo soar ou tilintar. Um exemplo é o tilintar que acontece quando choca-se metais, como as chaves. No inglês seria jingle of keys.